Entrevista a JOSÉ RODRIGUES GOMES

Entrevista a JOSÉ RODRIGUES GOMES, técnico em artes gráficas da Divisão de Computer-to-Plate (CtP)/ Fotolitos do CEGRAF/ UFG.

RESPOSTA (R.). Porque eu sempre quis ser um servidor público.

(P.). Quais funções o senhor desempenhou ao longo da sua trajetória no CEGRAF/ UFG?
(R.). Comecei como artífice especializado em artes gráficas e, depois, fui enquadrado como técnico em artes gráficas.

(P.). O que é uma Computer-to-Plate (CtP) ?
(R.). É uma gravadora de chapa de alumínio, a qual grava o material a ser impresso na Roland 305 Offset.

(P.). Como eram as instalações da CtP na antiga Imprensa Universitária?
(R.). Na época da Imprensa Universitária, utilizávamos o Fotolito. Era uma câmera que tirava fotos; as fotos eram reveladas e, depois, gravadas em uma chapa para a impressão.

(P.). Qual é a diferença entre a CtP e o Fotolito?
(R.). No fotolito o trabalho é todo manual e na CtP o trabalho é informatizado: a máquina recebe o arquivo, revela e grava automaticamente.