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Título: Risco social no espaço rural: a reforma previdenciária e o fim da aposentadoria rural.
Autor: Tadeu Alencar Arrais
Lançado em 2017
Nos recessos desses sertões, não só nas paragens mais recônditas, mas ainda muito aquém, aí por onde já passam, de longe a longe, rastros de curiosidade, ou abre inesperadas clareiras o acaso de excursões perdidas, o trabalho vive a morrer, muitas vezes, num regímen análogo ao do cativeiro. O peão, o vaqueiro, o lenhador, o obreiro agrícola, o colono são, à vezes, instrumentos servis de um patronado cruel e irresponsável.
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Título: DIÁLOGOS CONTINUADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Conjunturas, objetos e vertentes teórico-metodológicas.
Organizador: Alexandre COSTA.
Lançado em 2017
Este livro nasceu de uma grande rede de tempo, espaço e vontade, cujo vórtice sempre girou em torno da educação, do trabalho escolar e de seus agentes. Ele é um dos frutos do Curso de Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade 1, ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás para professores da Rede Pública.
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Título: Gênero, sexualidade e curso de vida: diálogo latino-americanos.
Organizadores: Camilo Albuquerque de Braz; Carlos Eduardo Henning.
Lançado em 2017
Esta coletânea, intitulada “Gênero, Sexualidade e Curso da Vida: diálogos latino-americanos”, apresenta um conjunto de investigações relacionadas ao curso da vida - infância, juventude, vida adulta, meia idade, velhice, temporalidades e relações entre gerações - em interlocução com o campo de estudos de gênero e sexualidade. Tais investigações poderiam ser vistas como englobadas pelo campo da Antropologia do Curso da Vida e, no caso dessa coletânea, se desenvolvem sobretudo a partir da região centro-oeste brasileira, assim como de outros contextos latino-americanos.
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Título: Gênero, sexualidade e saúde: diálogo latino-americanos.
Organizadores: Camilo Albuquerque de Braz; Carlos Eduardo Henning.
Lançado em 2017
Esta coletânea, intitulada “Gênero, Sexualidade e Saúde: diálogos latino-americanos”, traz um conjunto de artigos recentes produzidos em contextos variados, que tratam de importantes questões contemporâneas relacionadas à saúde desde perspectivas antropológicas e sociológicas, em interlocução com o vasto campo dos estudos de gênero e de sexualidade. A chamada Antropologia da Saúde constitui hoje um campo de estudos consolidado no Brasil, evidenciado por sua pluralidade tanto teórico-metodológica quanto no que diz respeito a recortes e campos de pesquisa e atuação (CARRARA, 1994; MINAYO, 1998; CANESQUI, 2003; SARTI, 2010). Um dos elementos responsáveis pelo crescimento desse campo talvez diga respeito ao fato de ele, além de lançar um olhar antropológico sobre práticas que escapam à biomedicina ocidental, toma-la muitas vezes também como objeto de estudo etnográfico.
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Título: Século XXI: A Publicidade sem fronteiras? Vol 4
Organizadoras: Ana Rita Vidica e Janaína Jordão.
Lançado em 2018
Em relação ao conhecimento, buscamos pensar a publicidade em três grandes eixos: publicidade hoje e suas interações transdisciplinares, técnicas midiáticas e ensino; publicidade e tendências, caminhos possíveis, novas tecnologias e mídias, novos conceitos e propostas; e por fim publicidade processos inclusivos.
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Título: Século XXI: A Publicidade sem fronteiras? Vol 5
Organizadoras: Lara Lima Satler, Rafael Franco Coelho, Rodrigo Cássio Oliveira.
Lançado em 2019
Nesse volume, oferecemos aos eleitores sete capítulos articulados em torno de questões que, direta ou indiretamente, referem-se à prática da publicidade nos dias de hoje. Junto a um instigante estudo sobre inveja e consumo na relação entre classes sociais, sobressaem-se, em número, as pesquisas sobre imagem e som, seja pela discussão da renovação do discurso publicitário em meio audiovisual, seja pela análise dos aspectos narrativos de produtos audiovisuais contemporâneos.
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Título: Cidades e consumo alimentar (Dinâmicas socioculturais do comer no espaço urbano, vol. 1)
Organizadores: Janine HelfstLeicht Collaço; Filipe Augusto Couto Barbosa; Talita Prado Barbosa Roim.
Lançado em 2018
Este livro reúne estudos socioculturais sobre o consumo alimentar nos contextos urbanos de algumas das maiores metrópoles do Brasil e do mundo. Trata-se do comer na rua, e a instituição de uma “comida de rua” que segue padrões parecidos ao redor do mundo, o que tem efeito não só sobre a saúde e as condições sanitárias, mas sobre os hábitos alimentares.As feiras, os food-trucks, os pequenos restaurantes de rua, os mercados gastronômicos... são todos aparelhos e espaços de formação do gosto e sedimentação de hábitos alimentares em capitais cosmopolitas, mais de que nunca, ligados ao comer na rua. Além disso, o livro aborda os efeitos da globalização nos hábitos alimentares locais de maneira geral, comparando as diferenças em casos nacionais, neste caso, dos hábitos alimentares no Brasil, na Espanha e no Reino Unido, assim como da diferença que acompanha os hábitos de “comer fora” mais comuns em algumas grandes cidades brasileiras, como Brasília, Goiânia e São Paulo.Acompanha-se de perto aqui também casos que expressam essa dialogia global-local de forma explícita ecriando híbridos um tanto inesperados, como o McDonald’s Imperial do Porto, que une características marcantes de um suntuoso café associado à tradição e à alta cultura portuguesa com a modernidade e a cultura de massas de um fast-food estadunidense;assim como se trata desses aspectos associados ao deslocamento de pessoas e à manifestação das identidades culturais, dos pertencimentos e das diferenças associados à comida e ao comer, na percepção por exemplo de migrantes e descendentes de migrantes em São Paulo.
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Título: Cidades e consumo alimentar (Tradição e modernidade do comer contemporâneo, vol. 2)
Organizadores: Janine HelfstLeicht Collaço; Filipe Augusto Couto Barbosa; Talita Prado Barbosa Roim.
Lançado em 2018
Este livro trata das relações entre tradição e modernidade a partir do consumo alimentar em áreas urbanas de diferentes configurações e portes, de capitais a pequenas vilas. Enfatizou-se os conflitos produzidos nas relações entre tradição e modernidade, alguns acentuados, outros atenuados,quando se busca responder às perguntas: como ‘cestas básicas’ baseadas em açúcar, achocolatado, arroz, feijão, macarrão, bolachas... são recebidas em uma aldeia Yanomami ou servidas a crianças indígenas como merenda em uma escola no interior da Amazônia? Como as políticas públicas influenciam a alimentação das populações de baixa renda que dependem de programas sociais do governo federal e dos governos de grandes cidades, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo? Como o êxodo rural para uma capital como Goiânia e as mudanças alimentares implicadas se relacionam com a obesidade entre essa população? Como a comida associada ao lazer, ao turismo e aos festejos religiosos do interior do país influencia as noções de urbano e rural, e, com isso, a identidade cultural de moradores de um centro urbano como Uberlândia? Como os pequenos produtores rurais podem se tornar os novos heróis de uma das gastronomias mais conceituadas do mundocomo a peruana?
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Título: Travessias: Diálogos Criativos
Organizadores: Lavínnia Seabra, Rita Moraes de Andrade, Ricardo Limongi, Lorena Abdala.
Lançado em 2018
Este livro é resultado de inquietações nascidas no curso de Especialização a distância em Processos e Produtos Criativos, da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O trabalho, iniciado em novembro de 2016, apresenta contribuições de professores do curso, de grupos de pesquisas relacionados à área, de alunos e convidados, sobre conteúdos, projetos de investigação, temas tangentes à economia criativa, bem como questionamentos acerca da contemporaneidade.
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Título: Narrativas de Professores para Professores
Organizadores: Marcos Antonio Gonçalves Júnior, Evandson Paiva Ferreira, Elisandra Filetti Moura.
Lançado em 2019
Fruto de um trabalho feito a várias mãos, mãos de profissionais que têm em comum o fato de trabalharem, seja como professores ou pesquisadores - na maioria das vezes, os dois – pela Educação Básica, apresentamos a todos o primeiro volume da coleção “Educação Básica em Pesquisa”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
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