O Cegraf e a Editora UFG
O Centro Editorial e Gráfico da UFG abriga em sua estrutura uma editora e uma gráfica, que possuem funções e atividades complementares, porém distintas. Assim, não cabe à editora imprimir e nem à gráfica publicar.
A Editora tem como função a edição, que, segundo o Dicionário Houaiss, significa “publicação de obra inédita”. A edição está a cargo do editor, que é “aquele que prepara, de acordo com as normas editoriais, um texto ou uma seleção de textos para figurar numa publicação”. No caso de uma editora universitária, as normas editoriais traduzem uma política editorial, por meio de um conjunto de critérios comprometidos com o ensino, com a produção da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura – enfim, os pressupostos básicos do tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão. Esses critérios se constituem o instrumento de avaliação do Conselho Editorial, para análise das publicações propostas. À qualidade científica, artística e cultural devem estar aliados outros compromissos determinados pela forma de produção dos livros, tais como: o de atender ao público-leitor, o de estabelecer linguagens, o de atender a demandas e, acima de tudo, o de assumir espaços não ocupados por editoras comerciais.
Caso o livro seja aprovado, o material entregue será editado. Caberá à Editora dar-lhe uma nova roupagem, revisando-o, adequando-lhe a linguagem, normalizando-o, conferindo-o. Depois dessas tarefas, o livro é catalogado: apõem-se-lhe o ISBN, para torná-lo oficial, e uma marca, para deixar claro seu vínculo com a casa publicadora. A fase seguinte será a da impressão.
A Gráfica trata da impressão, que, segundo o Dicionário Houaiss, significa a “ação de reproduzir sobre um suporte de papel caracteres ou imagens”. Os processos de produção gráfica são compostos por: gravação de chapa, corte do papel, impressão, intercalação, capeamento e refilo (corte de acabamento).
A Gráfica se constitui um dos braços do Centro Editorial e Gráfico, juntamente com a editora e a rede de livrarias. Realiza os serviços gráficos da própria editora e de todos os setores acadêmicos e administrativos da UFG, bem como demandas externas.
Para o encaminhamento de serviços gráficos, é necessário preencher o formulário disponível no site da PROAD, especificando o trabalho a ser realizado: formato, papel, tiragem e acabamento. A solicitação deverá ser encaminhada ao setor de orçamento e o arquivo a ser impresso ao setor de editoração.