LIVROS em PDF (2017-2018)

capa_ahistoriaescrita

A HISTÓRIA ESCRITA - Percursos da Historiografia Goiana

Organizadores:
Cristiano Alencar Arrais
Noé Freire Andes

Lançado em 2018

Região. Esse termo possui uma história que ultrapassa os domínios da geografia, da economia e da sociologia. Tornado, desde sua origem (regere, governar), arena de lutas políticas e sociais, o conceito de região foi utilizado na historiografia para estabelecer uma distinção entre a “parte” e o “todo” dessa criação intelectual que se chama História do Brasil. Existiriam, nesse sentido, historiografias consideradas “nacionais”, “explicadoras do Brasil”, que definiriam as “identidades do Brasil”. Institucionalizado no interior da política acadêmica brasileira, os termos “nacional” e “regional” imprimiram, a priori, um conjunto de relações de força capazes de definir as hierarquias no campo do saber.

Capa_guardandomemorias

Guardando Memórias e Construindo Saberes

Lilian Abram dos Santos

Lançado em 2017

O Dossiê Guardando Memórias e Construindo Saberes articula muitas vozes, desejos e ideias importantes para a construção de propostas de educação intercultural contextualizadas na clareza de que nenhum povo consegue se livrar de seu colonizador enquanto não se liber ta também de seus referenciais teóricos, de seus paradigmas e de seus fundamentos, enfim, de seus modos de pensar e organizar o mundo. Graças ao movimento dos povos indígenas e mais recentemente dos/as pesquisadores/as indígenas, a história da educação escolar indígena começa a mudar. Inicia-se a construção de bases epistêmicas que levam em conta a diversidade de saberes no mundo e seus modos de produção.

capa diálogos interculturais

Diálogos Interculturais: Reflexões Docentes

Lorenna Isabella Pereira Souza

Lançado em 2018

O livro ‘Diálogos Interculturais: reflexões docentes’ pertence à série educação, uma coletânea dedicada aos professores/as indígenas e não indígenas da educação básica. Seu objetivo é abrir espaços de diálogos, superar desafios, e vencer barreiras. Hoje, não raro, as escolas urbanas recebem estudantes indígenas e os inclui no modelo da cultura escolar estabelecida. Em outras palavras, busca-se a adesão desses sujeitos à cultura hegemônica, mesmo que, para isso, estes tenham que abandonar seus repertórios culturais e linguísticos.

Documentação de Saberes Indigenas Volume III

Documentação de Saberes Indígenas - Vol. 3

Léia de Jesus Silva
Mônica Veloso Borges
Themis Nunes da Rocha Bruno

Lançado em 2017

capa_doc_saberes_indigenas_II

Documentação de Saberes Indígenas - Vol. 2

Organizadora: Maria do Socorro Pimentel da Silva

Divulgação autorizada de pesquisadores/as
da UFG
em outras editoras

Capa_estética em preto e branco

Livro: Estética em Preto e Branco

Organizadores: Carla Milani Damião e Fábio Ferreira de Almeida

Lançado em 2018

O II Colóquio Internacional de Estética da FAFIL-UFG, intitulado “Estética em Preto e Branco”, organizado pelos professores da Linha de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia (UFG), em 2017, teve por objetivo abranger temas com base em associações estético-formais, culturais e políticas, sugeridas por cores, matizes, conceitos e preconceitos: “Preto”, “Branco”, “Cinza”, “Escuridão”, “Negrume”, “Sublime”, “Raça”, “Racismo” e “Gênero”. Reflexões e pesquisas relacionadas a temas em Literatura, Música, Fotografia, Filme, - em particular, a Tragédia e o Trágico -, formando uma gama de assuntos nos ensaios e artigos em torno ao tema.

EDITORAS DIGITAIS:

logo_editora ufg    logo_IU     logo_grafica