evento_22112013

A Editora UFG na 1ª Feira do Livro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Evento

: Marginal da Baía de Luanda

: 22 a 23 de Novembro 2013

A capital angolana acolheu, de 22 a 30 de novembro, a 1ª Feira do Livro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e teve como objetivo promover e divulgar a literatura dos países membros, bem como incentivar a circulação livreira na comunidade.

Durante a feira, estiveram reunidos editores, livreiros, escritores e bibliotecária pertencentes aos países membros. Além  da exposição, houve colóquios, seminários, lançamentos de livros e debates.

Estiveram presentes no evento, na marginal da Baía de Luanda, mais de 60 expositores e vinte toneladas de livros, tanto publicações estrangeiras como edições angolanas.

Participaram representantes dos oito países membro: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Do Brasil participaram as seguintes editoras e distribuidoras: Editora UFG, Editora FioCruz, Editora Peirópolis, Cortez, Intersaberes, Inovação Distribuidora, Pallas Editora, Editora Galpão e Hube Editorial.

A Feira do Livro da CPLP foi lançada para cumprir as decisões da VII Reunião dos Ministros da Cultura da Comunidade, realizada em 2011.

A participação da Editora UFG na 1ª Feira do Livro da CPLP foi bastante promissora. A receptividade dos livros da editora foi grande, foram enviados três exemplares de todo o catálogo. Durante a feira muitos livros esgotaram, como os da área de educação, filosofia e ciências sociais: Etnografia da cesta Karajá; Foucault e a resistência; Plano Nacional de Educação; Projeto de ponte em concreto armado com longarina; A autoridade na educação contemporânea; Criacionismo e evolucionismo; Formação cultural de professores; Para uma crítica da subjetividade reificada; Qualidade da educação e privatização de recursos; Catadores de sucata da indústria cultural; Formação de professores no curso de pedagogia e Vida é um souvenir made in Hong-Kong.

No entanto, depois da feira, todos os livros, foram adquiridos pela Biblioteca Nacional de Angola, para composição do seu acervo.

Além da participação na Feira a professora Maria das Graças Monteiro Castro participou das atividades paralelas, com a palestra “A literatura Infantil na Escola”, para os professores da rede pública de ensino de Luanda.