Weby shortcut
Logo CEGRAF
Facebook Grafica

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:37.

O Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/ UFG) abriga em sua estrutura a Editora UFG, a Gráfica UFG e a Rede de Livrarias UFG. Elas que possuem funções e atividades complementares, porém distintas. Assim, não cabe à editora imprimir e nem à gráfica publicar.

A Editora UFG tem como função a publicação de uma obra inédita ou a reedição de obras já esgotadas. A edição está a cargo do editor, que é aquele que prepara, de acordo com as normas editoriais, um texto ou uma seleção de textos para figurar numa publicação. No caso de uma editora universitária, as normas editoriais traduzem uma política editorial, por meio de um conjunto de critérios comprometidos com o ensino, com a produção da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura. Esses critérios se constituem o instrumento de avaliação do Conselho Editorial, para a análise das publicações propostas. Além disso, a Editora UFG tem o compromisso de atender ao público-leitor, estabelecer linguagens e, acima de tudo, assumir espaços não ocupados por editoras comerciais.
Caso o livro seja aprovado, o material entregue será editado. Caberá à Editora UFG dar-lhe uma nova roupagem, revisando-o, adequando-lhe a linguagem, normalizando-o, conferindo-o. Depois dessas tarefas, o livro é catalogado: acrescenta-se o ISBN, para torná-lo oficial, e uma marca, para deixar claro seu vínculo com a casa publicadora. A fase seguinte será a da impressão.
Os processos de produção gráfica são compostos por: gravação de chapa, corte do papel, impressão, intercalação, capeamento e refilo (corte de acabamento).
A Gráfica UFG realiza os serviços gráficos da própria editora e de todos os setores acadêmicos e administrativos da UFG, bem como demandas externas.
Para o encaminhamento de serviços gráficos, é necessário preencher o formulário disponível no site da PROAD, especificando o trabalho a ser realizado: formato, papel, tiragem e acabamento. A solicitação deverá ser encaminhada ao setor de orçamento e o arquivo a ser impresso ao setor de editoração.

O CEGRAF
Em Goiânia, aos 8 de julho de 2014



Listar Todas Voltar