Weby shortcut
Facebook Grafica

Preparação e edição de originais

Atualizado em 08/05/17 13:30.

A Editora UFG não recebe originais no formato de teses e dissertações, porém, orienta as modificações necessárias para uma posterior apresentação ao Conselho Editorial. Além disso, o autor deve estar ciente de que sua obra deverá, obrigatoriamente, ser inédita e não estar disponível em meio eletrônico.  

O autor deverá preencher o formulário de apresentação de original e entregá-lo à Editora UFG junto ao original da obra, que deverá estar em formato digital, com duas cópias impressas idênticas ao texto digitado, devidamente numeradas e encadernadas. O texto deverá ser digitado utilizando-se o programa Word, com fonte Times New Roman, corpo 12, página A4, espaçamento 1,5 e a seguinte mancha gráfica: margem superior – 2 cm; margem inferior – 2 cm; margem direita – 2 cm; e margem esquerda – 2,5 cm.

Todos os textos recebidos passam por uma avaliação prévia de formato, feita pelas assessorias editorias, para serem encaminhados, posteriormente, ao Conselho Editorial. A Editora dispõe de um roteiro de avaliação, composto por itens que permitem um julgamento criterioso das potencialidades do texto.

Na reunião mensal do Conselho Editorial, avaliam-se os textos recebidos e definem-se os pareceristas internos e externos em relação à UFG que julgarão o mérito da obra. Os pareceristas têm um prazo de 60 dias para avaliação do original; no entanto, podem ocorrer atrasos, principalmente quando não se encontrarem especialistas na área com disponibilidade para avaliar o trabalho dentro do prazo previsto.

Ao receber cada parecer, a Secretaria do Conselho o inclui na pauta da próxima reunião, quando será avaliado e chancelado pelos conselheiros. Caso o livro seja aprovado na reunião do Conselho, o autor será convocado para assinar o contrato.

Em caso de proposta de edição, o autor deve preencher um formulário e anexar o original (duas cópias impressas e um arquivo digital) na Secretaria do Conselho Editorial. Todas as obras são encaminhadas a pareceristas de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Depois de aprovado, toda a produção do livro fica sob responsabilidade da Editora UFG, incluindo preparação dos originais, revisão e design gráfico (projeto gráfico, diagramação, criação da capa, ilustrações, etc), além de sua comercialização e divulgação.

A impressão do livro é feita na própria gráfica da UFG, que realiza os  serviços de corte, impressão, encadernação, plastificação e acabamento.

Listar Todas Voltar